quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Mais sobre jindungo (gindungo)

Agradeço aos blogs e sites referidos no texto e divulgo com o sentido de prestigiar tão bom condimento Angolano.


Um Pouco Mais de Gindungo
Finalmente aconteceu o que eu queria, com o Migas com Gindungo. A Maria, uma Angolana a viver em Portugal escreveu-me a contar algumas curiosidades sobre o gindungo e eu depressa (desavergonhadamente) lhe pedi que me ajudasse a tornar o blogue mais interessante, caso tivesse receitas sobre a cozinha Angolana. Simpaticamente, como boa Angolana, respondeu e para além de me ter enviado algumas receitas, algumas inéditas para mim e que brevemente irei experimentar, enviou-me umas fotos de um outro tipo de gindungo que eu confesso, nunca tinha visto. Era isto que eu queria! O Migas com Gindungo, nunca pretendeu ser um blogue apenas de cozinha Angolana pois os meus interesses sobre gastronomia são variados e gosto de experimentar as cozinhas de outros países. Contudo, este blogue ficará, concerteza, muito valorizado se quem vive cá ou, quem é Angolano e vive noutros países mas pode contribuir com uma foto ou uma curiosidade, quiser ajudar a divulgar o seu país. Tenho todo o gosto em mostrar mais sobre este país, a quem por aqui passou ou nasceu e guarda boas recordações. Maria, muito obrigada!
Este, é o gindungo Calequeta, comprado a sul de Angola, na estrada que liga as províncias de Lubango(antiga Sá da Bandeira)-Namibe. Segundo a Maria, para além de o ter comprado e experimentado, plantou-o em Portugal e conseguiu que desse fruto, uma vez por ano (o normal cá, será três vezes por ano). Vamos então à, engraçada, explicação do nome:CALEQUETA – jindungo comum, normal. Este, oblongo, é bastante picante, razão do seu epíteto, por alusão à circunstância de, com o ardor, se deitar a língua de fora – acto que, quando visando a prova de alimento , se denomina, em kimbundu, "kuleketa".
Aproveito para acrescentar ao post sobre a preparação da receita de gindungo, alguma informação sobre o gindungo (que agora sei que é do tipo Cahombo), por mim utilizado:
CAHOMBO – jindungo grande. O jindungo pode ser de cahombo e de calequeta. O primeiro é arredondado, com um cheiro a cabra, de onde vem o nome ("kahombo"=cabrito). Dado o seu cheiro característico , o jindungo-de-cahombo reluta muita gente. Contudo é bastante saboroso.

2 comentários: